O novo Peugeot 3008 está a chegar ao mercado nacional, mas só vai estar disponível nos concessionários da marca francesa na primeira semana de Novembro. É o exemplo da grande aposta de um construtor que assumiu os SUV como um objectivo e mostra caminhos que vão ser adoptados por novos modelos como o futuro 5008, visto no Salão Automóvel de Paris.
VOLUMOSO. Com 4,44 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e 1,62 metros de altura, o novo 3008 é mais volumoso do que o seu antecessor. Cresceu 10 centímetros no comprimento e 0,6 centímetros na largura, apesar de ser ligeiramente mais baixo para potenciar a aerodinâmica. Isto também é valido ao nível da distância entre-eixos, a dimensão que ajuda a explicar o espaço disponível ao nível do habitáculo. No novo 3008 é 13 centímetros maior do que no velho 3008, mas é sensivelmente igual à do Tiguan, o que não surpreende porque os dois modelos são muito semelhantes na volumetria.
No centro do tablier surge ainda um touch screen de oito polegadas, que permite gerir as principais funções associadas ao conforto e às configurações dinâmicas do veículo, para além de ser um interface para associar qualquer smartphone ao 3008.
GAMA. O novo 3008 propõe um leque de motorizações perfeitamente adequadas à realidade do mercado nacional. O 1.2 PureTech de 130 cv é a única opção a gasolina e tem um preço a partir dos 30 650 €, um argumento importante face às propostas diesel, que passam pelo 1.6 BlueHDI de 120 cv (desde 32 750 €), para além do 2.0 BlueHDI com 150 (41 383 €) ou 180 cv (44 250 €).
Gasolina
1.3 PureTech 130 cv ACTIVE 30 650 €
1.3 PureTech 130 cv ALLURE 30 650 €
1.3 PureTech 130 cv GT LINE 30 650 €
Diesel
1.6 BlueHDI ACTIVE 120 cv 32 750 €
1.6 BlueHDI ALLURE 120 cv 36 550 €
2.0 BlueHDI GT LINE 150 cv 41 383 €
Os modelos equipados com motores BlueHDI podem contar com uma caixa automática de seis velocidades. A diferença de preço anda à roda dos 900 €.